Empreendedores seniores têm maior rendimento mensal, afirma Sebrae

Os empreendedores seniores são os que mais empregam no país. De acordo com a pesquisa do Sebrae, o Brasil tem a 33ª proporção de empresários iniciais, entre a faixa de 54 a 65 anos, que fizeram alguma ação para ter um negócio próprio com menos de 42 meses de existência no mercado.
Esses empreendedores apresentaram o maior rendimento mensal, 14% ganhando cinco salários mínimos ou mais. “Nesta faixa etária predomina chefes de família. Alguns obstáculos que os empreendedores seniores enfrentam são a baixa escolaridade e a falta de informatização na gestão”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
O estudo revela ainda que a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil, o que representa cerca de 2,2 milhões de empreendedores. Nesse grupo, 91% toca o negócio há mais de dois anos, trabalhando primordialmente em estabelecimentos fixos (loja, escritório ou galpão), na área rural (fazenda, sítio ou granja) ou no domicílio. Em relação aos estados, o Mato Grosso do Sul é o que tem proporção de donos de negócios com 65 anos ou mais (10%).