Empreendedores negros são os que mais tiveram crédito negado durante a pandemia
Os empreendedores negros são os que mais tiveram crédito negado durante a pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada, em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta última sexta-feira (23).
Segundo o relatório, cerca de 44% dos empreendedores negros conseguiram acesso ao pedido de empréstimo, ante 57% dos brancos.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os empreendedores negros também estão um pouco mais endividados que os brancos e as perdas de faturamento foram igualmente piores entre eles.
“Enquanto 43% dos negros que são donos de pequenos negócios estão com dívidas e empréstimos atrasados, entre os brancos esse percentual cai para 32%. Essa pode ser uma das justificativas para uma maior recusa de crédito para esse público”, disse em nota o presidente do Sebrae.
Por fim, de acordo com a pesquisa, um dos motivos para esse endividamento é a diminuição do faturamento, 81% dos negros registraram uma redução no lucro, enquanto 77% dos brancos viram essa queda.