CryptoTimes

Emissora Tether recebe ordem judicial para mostrar registros das reservas de USDT

21 set 2022, 11:33 - atualizado em 21 set 2022, 11:33
Tether
Ao longo dos anos, Tether recebeu acusações relativas às reservas de USDT. (Imagem: Unsplash/DrawKit Illustrations)

Uma juíza de Nova York ordenou que a emissora de stablecoins Tether e a corretora cripto Bitfinex produzam relatórios, mostrando as reservas da stablecoin USDT.

A ordem faz parte de um processo judicial coletivo de um grupo de investidores contra a Tether e a Bitfinex.

O processo alega que as duas empresas usaram a stablecoin USDT para manipular os mercados de criptomoedas e deturparam as reservas de USDT. Tanto a emissora quanto a corretora cripto, que são empresas-irmãs, negaram as alegações.

O processo judicial coletivo foi apresentado no tribunal do distrito sul de Nova York em outubro de 2019 pelos requerentes David Leibowitz, Benjamin Leibowitz, Jason Leibowitz, Aaron Leibowitz e Pinchas Goldshtein.

Há três anos no caso, a juíza Katherine Polk Failla autorizou os “Pedidos para Produção” dos requerentes, ordenando que Tether e Bitfinex produzam registros financeiros e de transações para todas as negociações de stablecoins ou outras criptomoedas.

Na ordem judicial, a juíza afirmou que “os documentos que os requerentes buscam são, sem dúvida, importantes por estarem relacionados às reservas de USDT”.

Os documentos exigidos incluem todos os “livros-razão gerais, balanços, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxos de caixa e demonstrações de lucros e perdas” mantidas pela Tether e Bitfinex.

Além disso, foi solicitado que os acusados entreguem detalhes das contas em corretoras de criptomoedas, incluindo Bitfinex, Poloniex e Bittrex. Esses registros estão sendo exigidos como parte do processo de descoberta, um procedimento em que cada parte coleta evidências para elaborar o próprio caso.

Por outro lado, o escritório de advocacia Debevoise & Plimpton – que representa Tether e Bitfinex – solicitou anteriormente que o tribunal negasse o pedido dos requerentes, em uma carta à juíza, afirmando que “os requerentes não conseguiram levantar essa disputa a tempo”.

Tether e problemas com reservas

Ao longo dos anos, Tether foi acusada algumas vezes que a stablecoin USDT não tem reservas em dólar para justificar a capitalização de mercado de quase US$ 68 bilhões – uma afirmação negada publicamente pela Tether.

Em sua mais recente declaração, Tether afirma que a stablecoin USDT tem reservas completas em dinheiro e depósitos bancários, diversos depósitos a curto prazo e títulos do tesouro americano.

No início de 2021, Tether pagou uma multa de US$ 18,5 milhões em um acordo judicial com a Promotoria Geral de Nova York. Em uma investigação anterior, a Promotoria alegou que a Tether estava conduzindo atividades ilegais no estado de Nova York.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar