Embrapa e UPL firmam acordo para desenvolver métricas sustentáveis para o café brasileiro
A UPL, fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual acima US$ 6 bilhões, e a Embrapa Territorial assinaram protocolo de intenções para trabalhar conjuntamente em projetos relacionados ao desenvolvimento de métricas e indicadores de sustentabilidade na produção de café no Brasil.
A parceria busca fornecer melhores informações aos produtores do grão, além dos selos de certificação já existentes, disseram as empresas.
O Brasil produziu cerca de 3 milhões de toneladas de café em 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com valor de produção estimado em R$ 52,5 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Assim, o país se destaca como principal produtor e exportador de café no mundo, fornecendo para mais de 140 países
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado, assista aqui! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Visão das empresas
Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial, diz que trabalha para formalizar novas parcerias, como foco na sustentabilidade da produção agropecuária. “A sustentabilidade é uma pauta muito aderente a agenda das duas empresas”, pontua.
“Essa parceria com a Embrapa será fundamental para avançarmos na pauta sustentável, agregando ainda mais valor à cafeicultura brasileira. Vamos trabalhar para diferenciar o café dos produtores que investem na descarbonização, a partir da mensuração científica, com benefícios ambientais, sociais e econômicos”, comenta Rogério Melo, gerente de carbono e food value chain da UPL Brasil.
Vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), a Embrapa Territorial, criada em 1989, é um dos 43 centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).