BusinessTimes

Embraer tem queda com órgão dos EUA emitindo alerta de falha em jato EMB-175

30 jan 2020, 14:43 - atualizado em 30 jan 2020, 14:43
Embraer Setor Aéreo Empresas
O problema no controle levou a tripulação a declarar emergência, uma vez que o avião subia com uma inclinação maior do que o normal (Imagem: Reuters/David Becker)

Na tarde desta quinta-feira, as ações da Embraer (EMBR3) são negociadas com queda na bolsa paulista, após o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) emitir alerta para Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre falha em um voo de um Embraer EMB-175, em novembro de 2019, operado pela Republic Airways.

Desta forma, por volta das 14h43, as ações tinham perdas de 1,98% a R$ 17,82.

De acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo, o órgão norte-americano apresentou seis recomendações de segurança para a Anac e quatro para Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA.

O jornal informa que investigações preliminares dão conta de um incidente no qual a tripulação teve dificuldade no controle da aeronave que decolou do aeroporto internacional de Atlanta, nos Estados Unidos.

O problema no controle levou a tripulação a declarar emergência, uma vez que o avião subia com uma inclinação maior do que o normal. A tripulação tentou acionar alguns mecanismos para contornar o problema, por meio do piloto automático, mas sem sucesso.

Ainda de acordo com a reportagem, o documento mostra que dois tripulantes precisaram pressionar o manche com as duas mãos para baixo para retomar o controle do avião. O relatório aponta que, depois do esforço do piloto e tripulação, eles conseguiram contornar o problema e retornar ao aeroporto com segurança cerca de 15 minutos após declararem emergência.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.