Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Embraer sobe mais de 3% e governo dá aval para negócio com a Boeing

Investing.com Brasil - 04/07/2018 - 11:58
As informações são do jornal Folha de S. Paulo

Investing.com – As ações da Embraer (EMBR3) operam mais uma vez com importante valorização de 3,54% a R$ 26,90, mais uma vez se destacando no Ibovespa. De acordo com a Folha de S. Paulo, o governo já deu aval para o negócio, restando apenas análises técnicas

De acordo com a publicação, as duas fabricantes de aviões irão formalizar nos próximos dias um memorando com os detalhes da criação de uma terceira empresa, que absorverá a linha de aviação regional da brasileira. A joint-venture terá controle da Boeing, que deterá 80% do capital, com a Embraer ficando com 20%. Além disso, o conselho terá a presença de brasileiros.

Apesar do aval, o site do jornal destaca que o negócio ainda não está certo, uma vez que terá de ser informado ao governo, que procederá auditorias que podem levar de três a quatro meses.

Caso o processo avance, caberá ao conselho de administração da Embraer aprovar, sendo que a União está presente nele com uma ação com direito a veto. Depois disso, haverá um mês pela deliberação final.

As fabricantes discutiam um potencial acordo desde o final do ano passado e há meses têm afirmado que as negociações estão avançando no grupo de trabalho formado pelo governo brasileiro para discutir o assunto. O Brasil detém uma golden share na Embraer e por isso tem direito a vetar decisões de cunho estratégico da companhia.

“Os entendimentos entre as partes continuam avançando e, quando e se definida a estrutura para combinação de negócios, sua eventual implementação estará sujeita à aprovação não somente do governo brasileiro, mas também dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e dos órgãos societários das duas companhias”, afirmou a Embraer em comunicado ao mercado nesta terça-feira.

A empresa enviou o comunicado em resposta a questionamentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre reportagem publicada pelo jornal o Estado de S. Paulo nesta terça-feira que afirma que Boeing e Embraer estariam em fase avançada para fechamento de um acordo de união de seus negócios.

Em 18 de junho, a Reuters publicou, citando três fontes próximas do assunto, que as negociações entre as empresas tinham avançado mas ainda não havia um prazo esperado para uma conclusão.

Ontem, integrantes do grupo técnico que avalia o negócio atualizaram o presidente Michel Temer sobre as discussões. Uma fonte próxima da situação comentou que ainda não há sinais de que uma solução definitiva esteja pronta para o horizonte próximo.

Com Reuters.

Leia mais sobre: Comprar ou vender?, Embraer, Ibovespa
Últimas Notícias