BusinessTimes

Embraer reporta avanços em projeto com avião demonstrador de tecnologias

16 ago 2019, 14:15 - atualizado em 16 ago 2019, 14:15
A WEG está encarregada de fabricar o motor e o inversor da aeronave na sede da empresa em Jaraguá do Sul, Santa Catarina (Imagem: Divulgação/Embraer)

A Embraer (EMBR3) divulgou nesta sexta-feira (16) imagens do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, projeto da companhia em fase de desenvolvimento.

Como parte de um acordo de cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento em conjunto de tecnologias de eletrificação, anunciada em maio deste ano, a WEG (WEGE3) está encarregada de fabricar o motor e o inversor da aeronave na sede da empresa em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Outra parceria anunciada pela Embraer é com a Parker Aerospace, responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador de tecnologia.

“A parceria, no âmbito de pesquisa e desenvolvimento pré-competitiva, busca acelerar o conhecimento das tecnologias necessárias à utilização e integração de motores elétricos visando o aumento da eficiência energética dos sistemas propulsivos de aeronaves inovadoras”, afirma a Embraer, em nota.

O primeiro voo do protótipo está previsto para acontecer em 2020 (Imagem: Divulgação/Embraer)

As empresas envolvidas na cooperação continuarão testando os sistemas em laboratório. Com os equipamentos prontos, serão realizados ensaios em condições de operação real com uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema.

O primeiro voo do protótipo está previsto para acontecer em 2020.