BusinessTimes

Embraer: Portugal assina contrato para a compra de cinco aviões KC-390

22 ago 2019, 17:03 - atualizado em 22 ago 2019, 17:03
As aquisições fazem parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal (Imagem: Reprodução/Embraer)

O Governo de Portugal e a Embraer (EMBR3) assinaram nesta quinta-feira (22) um contrato para a compra de cinco aviões de transporte multimissão KC-390, além de um suporte de serviços e um simulador de voo.  A celebração do acordo ocorreu nas instalações da fabricante na cidade portuguesa de Évora.

As aquisições fazem parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal. As entregas estão programadas para começar em 2023.

“Este é o coroamento de um criterioso processo de seleção que nos deixa orgulhosos, representando o ingresso do KC-390 no mercado internacional. O KC-390 atenderá às necessidades operacionais de Portugal, garantindo a capacidade de integração com as nações aliadas pelas próximas décadas”, afirmou Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

“Este contrato reforça a parceria industrial entre Portugal e a Embraer, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia e da indústria aeronáutica em Portugal”, completou o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modelo KC-390

De acordo com a Embraer, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria. Ainda segundo a empresa, a aeronave é capaz de  realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390, tendo participado da produção e do desenvolvimento do modelo  (Imagem: Wikimedia Commons)

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390, tendo participado da produção e do desenvolvimento do modelo.

O KC-390 já recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Brasil em 2018 e está em plena produção. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais entregas esperadas no decorrer do ano.