Embraer lidera perdas do Ibovespa com ministro contrário a negócio com a Boeing
Investing.com – Desde a notícia do final do ano passado das negociações para uma possível fusão entre a Boeing e a Embraer (SA:EMBR3) que as ações da fabricante brasileira reagem ao noticiário político e corporativo. Nesta quarta-feira, os ativos da companhia operam em forte queda de 5,74% a R$ 21,53, liderando assim as perdas do Ibovespa.
O jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou em seu blog na manhã de hoje que a mudança no ministério da Defesa pode atrapalhar as negociações entre as empresas. O interino da pasta, o general Joaquim Silva e Lima, segundo a publicação é uma das vozes contrárias ao acordo, sempre deixando clara sua posição das reuniões que fez parte.
Silva e Lima está no comando da pasta de forma interina, mas pode ser efetivado no cargo devido ao período eleitora. Ele substituiu Raul Jungmann, que foi escolhido para comandar o novo ministério da Segurança Pública. Jungmann era manifestamente a favor do negócio entre a Boeing e Embraer.
Ontem, o secretário de comunicação da Presidência informou que Michel Temer está avaliando se apoia uma proposta de criação de uma empresa conjunta de aviação comercial entre Boeing e Embraer
O governo brasileiro se opôs a uma aquisição da Embraer pela Boeing e uma nova proposta envolve a criação de uma terceira empresa que inclui a unidade de aviação comercial da Embraer, maior fabricante mundial de jatos regionais, excluindo sua unidade de defesa. Qualquer acordo tem que ser aprovado pelo governo.
Com Reuters.