Embraer fecha parceria com Avantto e já recebe encomenda de 100 carros aéreos
A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer (EMBR3), anunciou parceria com a Avantto nesta segunda-feira (4). O acordo, firmado por meio de uma carta de intenções, é destinado ao desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana na América Latina.
No contrato, a Eve recebeu um pedido de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), além de uma colaboração para desenvolver uma nova operação do veículo aéreo no Brasil e em toda a América Latina. As entregas devem começar em 2026.
O eVTOL é uma aeronave de emissão zero carbono e baixo ruído. “A experiência expressiva da Avantto em operações, aliada à sua estratégia de crescimento, faz dela uma parceira ideal para a futura expansão da implantação de eVTOL e da Eve no Brasil e em toda a América Latina. Trabalharemos juntos para essa missão de democratizar a aviação por meio do aumento da viabilidade e da acessibilidade”, diz André Stein, CEO da Eve.
Parceria escalável
As empresas planejam um trabalho conjunto para desenvolver novos serviços e procedimentos. A parceira busca criar um ambiente seguro e escalável para expandir as operações de eVTOL no continente.
“Há mais de uma década, a Avantto desenvolve softwares, sistemas e procedimentos que permitem oferecer serviços de transporte de helicóptero em áreas urbanas e de curta distância sob medida, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para centenas de seus membros ativos. Esse conhecimento exclusivo será um dos principais pilares do ecossistema de mobilidade aérea urbana desenvolvido pela parceria Eve/Avantto”, explica Rogério Andrade, CEO e fundador da Avantto.
Além da nova parceira com a Avantto, a Eve também fechou acordo nos últimos meses com: Kenya Airways, Microflite, Helisul, Halo, Bristow e Helipass.
Veja o comunicado da Embraer.