BusinessTimes

Embraer (EMBR3): Veja vídeos do A-29 Super Tucano, o caça que será fabricado em Portugal para a Otan

22 abr 2023, 15:51 - atualizado em 22 abr 2023, 15:51
A-29 Super Tucano Embraer EMBR3 Defesa caça Força Aérea Brasileira FAB Otan parceria Portugal OGMA
Multiuso: A-29 Super Tucano da Embraer (EMBR3) é utilizado em diversos tipos de missão por 16 países (Imagem: Divulgação/ Embraer)

A Embraer (EMBR3) lançou, na semana passada, uma versão do caça leve A-29 Super Tucano, que incorpora as especificações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Segundo o ministro da DefesaJosé Múcio, as aeronaves serão fabricadas em Portugal.

O A-29 Super Tucano já integra as forças aéreas de 16 países, incluindo a dos Estados Unidos (USAF). Segundo a Embraer, as aeronaves em operação já acumulam mais de 500 mil horas de voo, das quais, 60 mil em combate.

No Brasil, elas são empregadas sobretudo na vigilância das fronteiras, o que inclui missões de interceptação de aeronaves do narcotráfico e destruição de pistas de pouso clandestinas. A Força Aérea Brasileira (FAB) também emprega o A-29 Super Tucano no treinamento de pilotos e formação de líderes de esquadrilha.

Segundo a Embraer, o caça leve também pode ser utilizado em incursões em território inimigo, patrulhamento e reconhecimento armado e escolta, entre outras funções. A empresa informa que sua carteira de encomendas supera 260 aparelhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embraer (EMBR3) mira a Otan com novo A-29 Super Tucano

O ministro da Defesa, José Múcio, anunciou que a Embraer (EMBR3) fabricaria aeronaves que atendessem aos requisitos da Otan em parceria com a empresa aeroespacial portuguesa OGMA, disse ele na noite de sexta-feira (21) durante viagem a Portugal.

A Embraer, que detém 65% do capital da OGMA, fabrica vários tipos de aviões, incluindo uma aeronave de ataque leve denominado “Super Tucano“.

A empresa lançou na semana passada o A-29 Super Tucano com configuração Otan, inicialmente com foco em atender as necessidades das nações europeias.

Mas Múcio disse anteriormente que fabricar as aeronaves –não apenas o Super Tucano, mas também outras– no Brasil para vendê-las na Europa nem sempre atendeu a todos os requisitos da Otan.

Ele afirmou que a certificação dos aviões da empresa pela Otan pode abrir portas no mercado europeu e outros e que a produção em Portugal é “importante porque já cumpre os pré-requisitos da Otan”.

“Vamos fabricar aeronaves brasileiras com características da OTAN”, disse Mucio, que está em Portugal com outros ministros para uma visita de Estado de cinco dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A delegação brasileira visita segunda-feira (24) a sede da OGMA, perto de Lisboa.
Veja os vídeos do caça da Embraer em ação.

Veja as características técnicas do A-29 Super Tucano.