BusinessTimes

Embraer (EMBR3): Aeronaves elétricas invadem cenário internacional

16 fev 2022, 17:32 - atualizado em 16 fev 2022, 17:32
Embraer
eVTOLs da Embraer estão partindo em direção à Austrália através de novas parcerias no país (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Os eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, em português) da Embraer (ERJ; EMBR3) estão prestes a invadir o espaço aéreo internacional. A Eve, subsidiária da empresa de aviação brasileira, firmou uma parceria com a Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália, com um pedido de 40 aeronaves nesta quarta-feira (16).

Com o pedido, a Embraer passa a apoiar o país em suas novas operações de Mobilidade Aérea Urbana em 2026. No primeiro momento, as empresas irão utilizar helicópteros para validar os parâmetros de tráfego aéreo que serão utilizados nos eVTOLs.

No anúncio da colaboração feito no Singapore Airshow, em Singapura,  o CEO da Microflite, Jonathan Booth, declarou que a parceria com a subsidiária da Embraer, Eve, é parte de uma “parceria bem-sucedida” para o desenvolvimento de aeronaves de emissão zero na Austrália.

“Depois de trabalhar junto com a Eve nos últimos meses, identificamos uma rede potencial de rotas e esperamos trabalhar em conjunto com parceiros comerciais e comunidades para priorizar essas rotas e testar operações selecionadas com nossa frota existente”.

No mesmo evento, também foi anunciado a encomenda de 50 novos eVTOLs pelas empresas Aviair e HeliSpirit, do grupo HM Consolidated. As empresas australianas atendem as principais atrações turísticas da Austrália Ocidental. As entregas também devem ser feitas até 2026.

Aeronaves da Aviair e HeliSpirit irão atender os principais pontos turísticos australianos (Imagem: Shutterstock/Irina Sokolovskaya)

“A pegada de baixo ruído da aeronave a torna particularmente adequada para operações em ambientes naturais sensíveis, incluindo parques nacionais e áreas tombadas”, afirmou Michael McConachy, diretor executivo da Aviair e HeliSpirit.

Para McConachy, a parceria com a Embraer vem no momento ideal em que suas empresas completam 20 anos de credenciamento como líderes de viagens sustentáveis. “Este é um ótimo momento para se comprometer a reduzir significativamente nossa pegada de carbono, operando aeronaves elétricas de emissão zero”.

A Embraer conta com o apoio da Atech, outra empresa de seu portfólio, para o desenvolvimento de um software de gerenciamento de tráfego aéreo. As medidas tomadas pela empresa visam tornar a implementação dos eVTOLs no mundo inteiro prática e segura.

Estagiário
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
renan.nunes@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.