Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Embraer e Ufes testam primeira aeronave autônoma no Brasil

Diana Cheng - 08/10/2019 - 14:20
Um protótipo conduziu sozinho a operação de taxiamento da aeronave, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido (Imagem: Reprodução/Vimeo Embraer)

A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (8) a realização do primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. A iniciativa é produto de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para conduzir o primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil.

Durante a última semana de agosto, na unidade de Gavião Peixoto,localizada em São Paulo, um protótipo conduziu sozinho a operação de taxiamento da aeronave, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido. Um piloto acompanhou a operação da cabine de comando.

Pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalharam juntos, dentro de um período de seis meses, em modelos matemáticos e computacionais de automação, desenvolvimento de softwares, hardwares, kit de sensores a laser, GPS, câmeras e sistemas na plataforma aeronáutica.

“Nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o país na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações”, explicou Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia, da Embraer.

A plataforma monitorou as condições externas e internas da aeronave, atuando nos comandos de aceleração, direção e frenagem, por meio da integração sistema IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile).

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para assistir ao vídeo do primeiro teste, clique aqui.

Última atualização por Diana Cheng - 08/10/2019 - 14:20