Embraer e FAB planejam aeronave para monitorar Amazônia
A Embraer (EMBR3) anunciou nesta quinta-feira que assinou acordo para estudar em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB) o desenvolvimento de uma aeronave leve de transporte militar.
O projeto tem como foco principal aplicações na região amazônica, marcada por “pistas extremamente curtas, estreitas, não pavimentadas, desprovidas de infraestrutura e em localidades remotas”.
O anúncio ocorre em meio aos esforços da companhia para venda do cargueiro KC-390, maior aeronave já desenvolvida no Brasil, que também foi projetada em parceria com a FAB.
Pelo acordo, a Embraer realizará os estudos de mercado para desenvolvimento da nova aeronave enquanto a FAB compartilhará experiência que possui na operação de aviões nesse segmento.
“O estudo buscará também explorar alternativas na aplicação de novas tecnologias que trarão respostas mais eficientes às demandas extremas da FAB, como diferentes arquiteturas de sistemas, soluções inovadoras de plataforma e propulsão hibrida-elétrica”, afirmou a Embraer em comunicado.