Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Embraer é eleita a empresa mais inovadora pelo Prêmio Valor Inovação 2019

Diana Cheng - 06/07/2019 - 11:04
A Embraer ocupou a primeira posição do ranking de empresas inovadoras, elaborado pela PwC e pelo Valor Econômico

A Embraer (EMBR3) foi eleita a empresa mais inovadora na 5ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, realizada nesta semana pela consultoria estratégica do network PwC e pelo jornal Valor Econômico.

A pesquisa elegeu 150 empresas e se baseou em cinco pilares: Intenção (estratégia, visão, cultura e valores), Esforço (recursos, processos, estruturas), Resultado, Citações (reconhecimento do mercado)  e Patente (registro de conhecimento). A participação é voluntária, mas a empresa precisa atender a alguns requisitos, como ter faturamento superior a R$ 500 milhões, mínimo de 5% de participação no capital de controle e desenvolver iniciativas no Brasil.

Natura (NATU3) e Whirlpool (WHRL4) ficaram em 2ª e 3ª colocação, respectivamente. A empresa estatal Petrobras (PETR3;PETR4) está na 6ª posição, seguida pelo Bradesco (BBDC4), único banco presente entre as dez primeiras empresas colocadas, e pela Cielo (CIEL3). CNH Industrial e O Boticário fecham o top 10 do ranking.

A pesquisa também avaliou grupos de empresas por 23 setores da economia brasileira, tendo como base os mesmo critérios apresentados para a lista geral.

No setor de Comércio, o Mercado Livre subiu uma posição e garantiu o primeiro lugar no ranking deste ano.

Em Alimentos, Bebidas e Ingredientes, a Nestlé, que não estava na pesquisa de 2018, subiu para a 1ª colocação.

Na parte de Serviços, a Kroton (KROT3) ficou em 1º lugar, enquanto que em Transportes e Logística a Movida (MOVI3), antes na 4ª posição, garantiu a liderança em 2019.

Mudanças no mercado

A pesquisa da PwC e do Valor Econômico mostrou que a inovação como prioridade estratégica tem se tornado cada vez mais frequente.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Outro destaque da pesquisa mostra que as 20 empresas mais inovadoras acabam investindo quase um terço a mais do que a média das empresas participantes. Enquanto 30% das empresas do top 20 investem mais de 5% de sua receita líquida em inovação, apenas 25% das 150 empresas do ranking fazem o mesmo.

Do total de investimentos realizados, 45% são destinados a novos modelos de negócio e/ou competências, sendo que 70% desses cases acabam gerando impacto no mercado.

Última atualização por Diana Cheng - 06/07/2019 - 11:04