BusinessTimes

Embraer e Aernnova anunciam parceria em Portugal

12 jan 2022, 9:18 - atualizado em 12 jan 2022, 9:18
Embraer
Parceria entre Embraer e Aernnova busca ampliar a capacidade de produção dos centros de excelência, cuja operação tem uma importância estratégica para a Embraer (Imagem: YouTube/Embraer)

A Embraer (EMBR3) e a Aernnova, referência internacional no fornecimento de aeroestruturas, anunciaram nesta quarta-feira (12) uma parceria estratégica para as unidades industriais Embraer Metálicas e Embraer Compósitos, localizadas no Parque Industrial Aeronáutico de Évora, em Portugal.

O acordo contempla a venda de todas as ações das referidas subsidiárias da Embraer à Aernnova, pelo valor de US$ 172 milhões. Segundo as companhias, a transação tem como objetivo aumentar a capacidade de produção dos centros de excelência, cuja operação tem uma importância estratégica para os produtos atuais e futuros da Embraer.

Com os novos termos da parceira, a Aernnova assume a operação das fábricas industriais em Évora e ao, mesmo tempo, assegura o fornecimento para produção atual de aeronaves Embraer, aumentando a previsão de receitas de longo prazo da Aernnova.

O acordo reforça a posição da Aernnova como fornecedora de primeira linha para aeronaves de corredor único, avançando a posição da companhia nos mercados de aeronaves executivas e de defesa.

As atividades nas instalações industriais de Évora adicionarão cerca de US$ 170 milhões em receitas para a Aernnova. A capacidade das unidades industriais em Évora também permitirá a assinatura de novos contratos, seja com a Embraer ou com outros fabricantes.

Ricardo Chocarro, CEO da Aernnova, diz que a companhia “planeja avançar ainda mais nas operações das instalações e estabelecer Évora como um modelo na fabricação de aeroestruturas, com o suporte técnico e comercial do Grupo Aernnova”.

Com esse movimento, a Embraer diz que reforça e consolida o seu compromisso com Portugal, país onde a empresa mais investe na capacidade industrial, fora do Brasil, e que possui uma localização estratégica para a sua presença na Europa.

Veja o comunicado das companhias: