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Embraer cria “puxadinhos” para acomodar carga em aviões comerciais

24 jul 2020, 13:07 - atualizado em 24 jul 2020, 16:10
A Embraer afirmou que essa solução permite a remoção de até 70% dos assentos, com as demais áreas acomodando itens no piso da cabine (Imagem: Divulgação/Embraer)

A Embraer (EMBR3) criou novas soluções para transportar cargas em sua linha de aeronaves comerciais. De acordo com o documento enviado pela companhia, com menos voos que transportam carga e passageiros acontecendo, existe a necessidade de mais espaço.

“Os engenheiros da Embraer aceitaram o desafio quando os clientes perguntaram se conseguiriam encontrar uma maneira das aeronaves comerciais transportarem carga na cabine de passageiros”, explicou Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte. “Hoje, os clientes podem escolher entre um portfólio de soluções para transportar carga nas cabines de seus EMB 120, ERJ 145 e E-Jets.”

Assim, além de possibilitar o transporte de cargas menores nos compartimentos de bagagem acima dos assentos, itens maiores também podem ser transportados nos assentos, respeitadas as restrições.

“Um jato E190 de 96 lugares totalmente carregado pode transportar três toneladas métricas (ou 6.720 libras) de carga na cabine, além da carga do bagageiro inferior. Já um E195 de 118 lugares, pode transportar até 3,75 toneladas métricas (ou 8.260 libras)”, exemplificou a empresa sobre o peso das cargas.

Um jato E190 de 96 lugares totalmente carregado pode transportar três toneladas métricas (ou 6.720 libras) (Imagem: Divulgação/Embraer)

Os clientes também poderão optar por uma configuração de frete montada no piso caso a carga transportada não caiba nos assentos para passageiros.

A Embraer afirmou que essa solução permite a remoção de até 70% dos assentos, com as demais áreas acomodando itens no piso da cabine. A carga deve estar contida em uma rede de proteção previamente aprovada, que é fixada aos trilhos interno e externo dos assentos.

A novidade já foi desenvolvida para um jato E195 de primeira geração, para a Azul Cargo, no Brasil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já concedeu a isenção para o transporte de carga adicional em aeronaves de passageiros da Embraer.