Internacional

Embaixada do Brasil na Ucrânia anuncia trem de partida para Oeste do país nesta sexta (25)

25 fev 2022, 16:08 - atualizado em 25 fev 2022, 16:08
O trem partirá às 22h da Estação Central de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi (Google Maps/Reprodução)

A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou na tarde desta sexta-feira (25) que um trem partirá às 22h da Estação Central de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, para cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada.

O comunicado ainda diz que a chefia da estação está avisada, e por isso, não será necessário comprar bilhetes, e recomenda que os interessados cheguem cedo ao local. Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros vivem no país.

Os cidadãos e seus familiares devem estar com o documentos e levar apenas o essencial, visto que se trata de uma “evacuação de emergência”.

Ainda assim, a segurança de todos não foi garantida, e a Embaixada adiantou que a disponibilidade de transporte na cidade é instável e está sujeita à mudanças a qualquer momento. Ou seja, nem a partida está garantida e, tampouco, lugares suficientes para todos.

Por isso, a nota orienta que todos acompanhem os canais da Embaixada no Facebook e Telegram para possíveis mudanças de planos.

“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”.

A Embaixada ainda afirmou que os cidadãos que optarem por fazer a viagem o farão “por conta e risco próprio”, já que as condições para prestar ajuda durante o projeto até a fronteira com a Romênia.

“A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos”.

O comunicado também destacou que a embaixada em Bucareste tentará contratar um ônibus para realizar o translado dos cidadãos brasileiros até a capital.