Eleições

Em sua primeiro discurso, Lula promete governar para todos e curar país dividido

30 out 2022, 22:05 - atualizado em 30 out 2022, 22:05
Lula foi declarado matematicamente eleito pouco antes das 20h e chegou ao hotel às 20h14 (Imagem: Flickr/ Oficial Lula/ Ricardo Stuckert)

Em sua primeira fala depois de ser anunciado como presidente eleito do país, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que a partir de primeiro de janeiro irá “governar para todos” e colocou novamente o combate à fome como sua prioridade número um de governo.

“A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação”, discursou Lula logo após de ter sido confirmado como presidente eleito em uma fala para a imprensa e apoiadores em um hotel da zona central de São Paulo.

Lula foi declarado matematicamente eleito pouco antes das 20h e chegou ao hotel às 20h14, enquanto centenas de apoiadores comemoravam nas ruas em frente ao hotel.

Em um carro com teto solar, o presidente eleito cumprimentou seus apoiadores antes de entrar.

Enquanto subia ao palco, Lula recebeu um telefonema do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para confirmar sua eleição e cumprimentá-lo.

Em uma fala de cerca de 20 minutos, Lula chamou sua eleição de uma “ressurreição”.

“Eu tive um processo de ressurreição. Porque tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui para governar esse país”, disse Lula de improviso, antes de começar a ler seu discurso.

Novamente, o ex-presidente reafirmou sua prioridade no combate à fome e da retomada do desenvolvimento do país.

“O Brasil é minha causa, o povo é minha causa, combater a miséria é pelo que vou lutar até o fim da minha vida”, encerrou.

Acompanharam o discurso de Lula o ex-presidente do Uruguai Pep Mujica e o ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Zapatero.

Em nota, a Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, parabeniza Lula pela vitória no que chamou de eleições “livres e justas”.

Pelo Twitter, os presidente da França, Emmanuel Macron; da Bolívia, Luis Arce; de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do México, Andrés Manuel López Obrador, e do Chile, Gabriel Boric, além do premiê da Espanha, Pedro Sánchez, entre outros, parabenizaram Lula pela vitória.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar