Política

Em sessão virtual do Plenário, deputados comentam indicação de Kassio Nunes ao STF

06 out 2020, 18:59 - atualizado em 06 out 2020, 18:59
Fábio Trad
Fábio Trad: Kassio Nunes é um jurista centrado, com decisões focadas na Constituição (Imagem: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

A indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu nos discursos de parlamentares na sessão virtual desta terça-feira (6) do Plenário da Câmara dos Deputados.

Enquanto os deputados Bibo Nunes (PSL-RS) e Fábio Trad (PSD-MS) elogiaram a escolha do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) pediu a retirada da indicação e apoiou abaixo-assinado pela rejeição na sabatina do Senado.

Bibo Nunes disse estar surpreso com a falta de fidelidade de deputados que criticam a indicação do presidente da República. “Muitos se elegeram na ‘Onda Bolsonaro’ e, na primeira onda que podem, saem criticando o presidente”, lamentou. O deputado ainda acusou a esquerda de divulgar informações falsas sobre Kassio Nunes Marques.

Já o deputado Fábio Trad considera Kassio Nunes Marques um jurista centrado, que procura focar as suas decisões na Constituição. “Ele é culto, humanista. Está longe, muito longe, latifundiariamente longe de qualquer veleidade ou capricho terraplanista”, elogiou. “É homem sensato e, portanto, merece o meu aplauso público neste momento em que precisamos de sensatez e, sobretudo, de conscientização da importância do Poder Judiciário para a legitimação do Estado democrático de direito”, disse Trad.

Prisão em segunda instância

Outro ponto destacado por Fábio Trad é a defesa de Kassio Nunes Marques para que a prisão em segunda instância seja decidida pelo Parlamento. Trad é relator da Proposta de Emenda à Constituição 119/19, conhecida como PEC da Prisão em Segunda Instância. “Ele respeita as decisões do Poder Legislativo”, observou.

Segundo Trad, a PEC 119/19 deve antecipar o trânsito em julgado para logo depois do exaurimento da segunda instância. “A proposta vai otimizar o tempo do Judiciário, beneficiando idosos no âmbito previdenciário; trabalhadores no Juízo trabalhista; e todos aqueles que querem Justiça em tempo razoável e não querem ficar reféns de intermináveis discussões acadêmicas sob o pretexto de que a efetividade da Justiça nunca é alcançada.”

Decepção

Já o deputado Marcel Van Hattem disse estar decepcionado com a escolha do presidente Jair Bolsonaro. “Kassio Nunes Marques é hoje desembargado no TRF-1 graças à indicação de Dilma Rousseff e à articulação do ex-senador e hoje governador do Piauí, Wellington Dias, do PT. Graças ao apoio do centrão de Ciro Nogueira; graças a Dias Toffoli, chamado pelo próprio Bolsonaro e por mim de advogado do PT; graças a Gilmar Mendes”, lamentou.

Van Hattem afirmou que esperava a indicação de um ministro que fosse claramente a favor do combate à corrupção e a favor da prisão após a segunda instância, contra o aborto e a interferência do STF no Legislativo. “Conforme o próprio Jair Bolsonaro, da forma como os ministros hoje têm decidido as questões nacionais, nós realmente não podemos sequer sonhar em mudar o destino do Brasil”, criticou.

O deputado ainda destacou que, se escolhido ministro, Kassio Nunes Marques ficará por até 27 anos no Supremo, durante mais de seis mandatos presidenciais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar