Eletrobras

Em semana decisiva para venda de distribuidoras, ações da Eletrobras abrem em alta

18 jun 2018, 12:20 - atualizado em 18 jun 2018, 12:20

Por Investing.com – Em um novo dia negativo para o mercado brasileiro, as ações da Eletrobras (ELET3) operam com alta de 1,85% a R$ 12,34, liderando os ganhos do Ibovespa. A semana é fundamental para a proposta de privatização de seis distribuidoras estaduais da Eletrobras. O governo demonstra preocupação com a questão, mesmo após publicar o edital para a venda das empresas na última sexta-feira e com data do leilão no dia 26 de julho.

No entanto, antes disso, há uma série de etapas a serem cumpridas que envolvem o Congresso Nacional e os acionistas da Eletrobrás. Uma das preocupações do governo é que aconteça uma desmobilização dos deputados em um período marcado pela Copa do Mundo e das festas juninas. Depois disso, terá início o recesso parlamentar e o período eleitoral.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, assumiu o compromisso de votar a urgência do projeto de lei nesta terça-feira, 19, e o texto na quarta-feira. A aprovação do projeto é fundamental para garantir a atratividade da distribuidora de energia do Amazonas, pois o texto garante que pendências da empresa não vão se transformar em dívidas a serem assumidas pelo novo concessionário.

O temor é que a prorrogação do prazo de prestação temporária de serviços das distribuidoras pela Eletrobrás, de 31 de julho para 31 de dezembro, conforme portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia na sexta-feira, possa ser interpretada como uma postergação do leilão.

investing@moneytimes.com.br