Em segundo encontro, Moraes e ministro da Defesa conversam sobre testes de urnas eletrônicas
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, conversaram na manhã desta quarta-feira sobre medidas adotadas para garantir a segurança das eleições, no segundo encontro entre as duas autoridades.
Em comunicado do TSE, o tribunal e o ministério reconheceram o êxito dos testes de verificação das urnas eletrônicas realizados por universidades e destacaram a importância de se realizar um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação dos resultados.
Esse foi o segundo encontro entre as duas autoridades, que dessa vez contou com apresentações técnicas. A cerca de um mês das eleições, Moraes tem buscado estreitar os laços com militares após atritos com a cúpula das Forças Armadas durante a gestão do antecessor dele no cargo, ministro Edson Fachin.
Segundo o comunicado, também se reafirmou que haverá a divulgação de todos os boletins de urna (BUs) pelo TSE, o que permitirá a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.
“A importância da manutenção da realização do Teste de Integridade –que ocorre desde 2002– como mecanismo eficaz de auditoria foi ressaltada por ambas as áreas técnicas, que apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral”, concluiu o comunicado.
As tratativas entre Moraes e a cúpula das Forças Armadas em relação ao processo eleitoral ocorrem em meio a críticas que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ao sistema de votação por meio das urnas eletrônicas.
Bolsonaro está atualmente em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para o pleito de outubro, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!