Em recuperação judicial, Gol (GOLL4) anuncia plano financeiro de 5 anos; veja os detalhes
A Gol (GOLL4) anunciou nesta segunda-feira (27) um novo plano financeiro de cinco anos. “Um marco importante em seu processo de reestruturação”, segundo o CEO da companhia, Celso Ferrer.
O plano visa um retorno, até 2026, aos níveis pré-Covid de capacidade doméstica. A previsão é de expandir a malha, tanto nacional quanto internacionalmente, com crescimento da frota para 169 aeronaves até 2029.
É esperado que as margens Ebitda reduzam em 2024, caindo para aproximadamente 23%. Elas devem ser impulsionadas, em partes, pela implementação de um programa anual de melhoria de resultado de cerca de R$ 1 bilhão.
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O plano se baseia em uma posição de liquidez robusta e de um balanço sólido. “Através de um aumento de capital de US$ 1,5 bilhão, a companhia pagará seu financiamento existente de devedor em posse (DIP) ao mesmo tempo que adicionará liquidez incremental ao seu balanço. Espera-se que os financiamentos adicionais da dívida garantida sejam refinanciados na saída do Chapter 11, o que deverá conduzir a uma melhoria substancial da liquidez de caixa numa base sustentável”, afirmam.
A Gol espera que os níveis de liquidez atinjam cerca de 18% e 25% da receita de 12 meses (“UDM”) até o final de 2025 e 2029, e um índice de alavancagem líquida de 3,6x, 2,9x e 1,7x em 2025, 2026 e 2029, respectivamente.
A companhia iniciou ainda discussões sobre o plano de financiamento que sustentará sua reorganização de forma independente, que estabelecerá a saída do Chapter 11. O processo envolverá:
- o refinanciamento de um valor estimado de US$ 2,0 bilhões, relacionado às obrigações de dívida garantida no longo prazo; e
- uma injeção de novo capital de aproximadamente US$ 1,5 bilhão por meio da emissão de novas ações.
A Gol e seus assessores pretendem conduzir um processo competitivo em que avaliarão propostas de financiamento de saída e quaisquer operações alternativas viáveis e competitivas. O processo começará no início de junho e deve se estender até o terceiro ou o quarto trimestre de 2024.