Rússia

Em mensagem de Ano Novo, Putin diz que Ocidente usa Ucrânia para destruir a Rússia

31 dez 2022, 12:10 - atualizado em 31 dez 2022, 12:10
Putin Rússia Ucrânia
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista coletiva em Minsk 19/12/2022 Sputnik/Pavel Bednyakov/Kremlin via REUTERS

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste sábado que seu país nunca cederá às tentativas do Ocidente de usar a Ucrânia como uma ferramenta para destruir a Rússia em uma mensagem de vídeo de Ano Novo transmitida pela TV estatal russa.

Putin disse que a Rússia está lutando na Ucrânia para proteger sua “pátria” e para garantir a “verdadeira independência” de seu povo, em uma mensagem filmada na frente de militares russos.

Mísseis russos atingem Kiev na véspera de Ano Novo e deixam ao menos um morto

A Rússia realizou neste sábado sua segunda grande rodada de ataques com mísseis contra a Ucrânia em três dias, disseram autoridades ucranianas, com explosões relatadas em todo o país na véspera de Ano Novo.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas após uma série de explosões na capital. Correspondentes da Reuters relataram ter ouvido 10 explosões na cidade.

O prefeito disse que um dos feridos pelas explosões era um jornalista japonês que foi levado ao hospital.

Um hotel ao sul do centro da cidade de Kiev foi atingido e um prédio residencial em outro distrito foi danificado, de acordo com a administração da cidade.

O governador da região vizinha de Kiev, Oleksiy Kuleba, alertou pouco antes sobre um possível ataque com mísseis e disse que as defesas aéreas da região estavam atacando alvos.

Outras cidades da Ucrânia também foram atacadas. Na região sul de Mykolaiv, o governador local Vitaliy Kim disse na televisão que seis pessoas ficaram feridas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar