Reforma Tributária

Em linha com Haddad, Lira diz que pretende votar reforma tributária neste semestre

13 mar 2023, 15:14 - atualizado em 13 mar 2023, 15:14
Reforma Tributária, Arthur Lira
Sem data definida, Arthur Lira diz que pretende votar reforma tributária ainda neste semestre (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta segunda-feira (13) que pretende levar o texto da reforma tributária para votação no plenário ainda neste semestre.

“É um assunto complexo. Fixar prazo é complicado. Já demos um salto no grupo de trabalho […] Esperamos votar no primeiro semestre para enviar ao Senado no segundo semestre”, disse em evento organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com a TV Globo.

A fala de Lira está em harmonia com as expectativas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que espera que a reforma tributária seja votada na Câmara até julho, e no Senado até outubro.

Pela manhã, Haddad destacou o ganho de eficiência que a reforma tributária trará à economia e descartou mudanças no Simples Nacional e o retorno da CPMF.

“O choque de eficiência que ela vai dar na economia brasileira não é possível estimar neste momento de tão grande que será. Se fala entre 10% e 20% de choque no Produto Interno Bruto, mas eu penso que nós vamos facilitar muito a vida dos investidores, dos trabalhadores e do poder público com essa perspectiva”, disse em evento promovido pelos jornais Valor Econômico e O Globo.

Questionado sobre a dificuldade de aprovar a matéria no Congresso, Haddad se mostrou otimista com o andamento da pauta e elogiou o trabalho dos presidentes das Casas legislativas, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (PSD).

Além de Lira, estavam presentes no evento da FGV, os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Assista ao evento na íntegra: