Política

Em disputa, Veneziano Vital do Rêgo é eleito para 1ª vice-presidência do Senado

02 fev 2021, 21:10 - atualizado em 02 fev 2021, 21:10
A eleição de Veneziano para primeiro-vice do Senado faz parte de uma articulação feita pelo agora ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre (Imagem: J. Scott Applewhite/Pool via REUTERS)

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi eleito nesta terça-feira o primeiro vice-presidente do Senado ao derrotar, com 40 votos, o candidato do PSD ao cargo, Lucas Barreto (AP), que teve 33 votos, na única disputa do dia para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora da Casa pelos próximos dias anos.

Na véspera, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu a eleição para presidente do Senado contra a senadora do MDB Simone Tebet (MS), que disputou sem o apoio da legenda.

Segundo uma fonte, a eleição de Veneziano para primeiro-vice do Senado faz parte de uma articulação feita pelo agora ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre (DEM-AP) a fim de tentar garantir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante.

Para os demais cargos não houve disputa. Foram eleitos também Romário (Podemos-RJ) como o segundo vice-presidente;  Irajá (PSD-TO), primeiro-secretário; Elmano Férrer (PP-PI), segundo-secretário; Rogério Carvalho (PT-SE), terceiro-secretário, e Weverton (PDT-MA), quarto-secretário.

reuters@moneytimes.com.br