Empresas

Em desafio à Meta, Apple deve apresentar óculos de realidade mista

03 jun 2023, 8:00 - atualizado em 02 jun 2023, 16:00
Apple
“A Meta e a Apple estão competindo entre si. A diferença é que a Meta está fazendo isso publicamente, enquanto a Apple está fazendo isso de forma privada”, disse Anshel Sag, analista da Moor Insights & Strategy (Imagem: Pixabay/raphaelsilva)

A Apple vai apresentar um óculos de realidade mista, capaz de mesclar para realidade com imagens virtuais, em sua conferência anual de desenvolvedores de software na próxima semana.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, e o da Meta, Mark Zuckerberg, estão disputando para definir como os consumidores irão utilizar a tecnologia em que os mundos real e digital se misturam.

A Meta já investiu bilhões de dólares na visão de Zuckerberg do que o executivo chama de “metaverso“, um mundo digital onde os usuários se reúnem para trabalhar e se divertir, e a empresa já possui produtos relacionados há anos.

O chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak, em contraste, disse recentemente que “metaverso” “é uma palavra que nunca usarei”. Até o momento, o dispositivo da Apple é apenas um rumor. As apresentações da companhia durante a conferência mundial de desenvolvedores começam na segunda-feira.

Até agora, a Apple limitou esforços na área de realidade aumentada à tecnologia que funciona em dispositivos existentes, por exemplo, permitindo que os aplicativos de varejistas mostrem móveis virtuais na sala de estar de um cliente.

Analistas afirmam que o aparelho a ser revelado pela Apple na próxima semana, que a Bloomberg afirmou que poderá custar cerca de 3 mil dólares e se parece com óculos para esqui, é uma espécie de substituto.

A meta da companhia segue sendo a de produzir um óculos transparente que sobreponha informação digital sobre o mundo real e que possa ser usado no dia a dia, afirmam analistas. Porém, diante da competição, a Apple decidiu já lançar seus próprios óculos.

“A Meta e a Apple estão competindo entre si. A diferença é que a Meta está fazendo isso publicamente, enquanto a Apple está fazendo isso de forma privada”, disse Anshel Sag, analista da Moor Insights & Strategy.