Câmbio

Em 2022, euro já acumula perda de 15% em relação ao real

12 jul 2022, 15:34 - atualizado em 12 jul 2022, 15:34
Bolsas Europeias
Apesar da desvalorização, nas últimas sete semanas, a cotação do euro se manteve positiva em seis semanas. (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O euro surpreendeu o mercado ao atingir quase a mesma taxa de câmbio do dólar – essa foi a primeira vez em 20 anos que as moedas alcançaram a paridade.

Na segunda-feira (11), o euro chegou a cair 1,42% frente ao dólar, terminando o dia cotado a US$ 1,008. No acumulado do ano, a desvalorização já chega a 12%.

Já em relação ao real, essa queda no ano é ainda maior, de 15%. Apesar da desvalorização, nas últimas sete semanas, a cotação do euro se manteve positiva em seis semanas. Apenas entre os dias 27 de junho e 03 de julho que a moeda registrou queda de 3,72%.

 

O que está levando o euro a esse movimento de queda é o risco de desabastecimento energético na Europa. Desde o início da guerra na Ucrânia, os países da zona do euro vêm diminuindo a compra de petróleo e gás da Rússia – terceira maior produtora do mundo e quem, até então, fornecia até 55% da energia consumida no continente europeu.

Além disso, o mercado também está preocupado com o reajuste da taxa de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE). No mês passado, o BCE sinalizou a sua primeira alta de juros em 11 anos. O reajuste está previsto para acontecer em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!