Invasão da Ucrânia

Elon Musk quer mais petróleo no mundo, apesar de ter uma empresa de carros elétricos

07 mar 2022, 11:36 - atualizado em 07 mar 2022, 11:36
Elon Musk
Musk quer mais petróleo no mundo (Wikimedia Commons)

Apesar de ser o dono da Tesla (TSLA34), o homem mais rico do mundo, Elon Musk, acredita que o mundo precisa produzir mais petróleo em tempos de conflito entre Rússia e Ucrânia.

Segundo ele, “as iniciativas sustentáveis não são suficientes para substituir a produção russa do combustível”.

“Odeio dizer isso, mas precisamos aumentar a produção de petróleo e gás imediatamente. Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias”, disse ele em seu perfil no Twitter.

Mesmo assim, Musk reconheceu que uma produção maior de petróleo poderia atrapalhar seus negócios.

“Obviamente, isso afetaria negativamente a Tesla, mas as soluções de energia sustentável simplesmente não podem reagir instantaneamente para compensar as exportações russas de petróleo e gás”, continuou ele.

Os tuites de Musk acontecem ao mesmo tempo em que o presidente norte-americano, Joe Biden, quer banir as importações de óleo da Rússia, em mais uma onda de sanções por conta da invasão à Ucrânia.

A Rússia, segundo o Investopedia, é o terceiro país que mais exporta petróleo no mundo.

Em 2019, o país respondeu por 10,53% das exportações globais, totalizando cerca de US$ 115 bilhões.

Já em 2020, a produção chegou a 10,5 milhões de barris por dia produzidos por grandes nomes como Rosneft, Surgutneftegas e Gazprom. Isso representou, à época, 11% da produção global de petróleo.

Editora
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
tamires.vitorio@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.