Empresas

Elon Musk pode ter aberto um buraco na atmosfera terrestre; entenda

01 ago 2023, 14:20 - atualizado em 01 ago 2023, 14:20
SpaceX Starship Elon Musk
Foguete da SpaceX possivelmente abriu um buraco “temporário” na ionosfera (Imagem: SpaceX/Twitter)

O físico espacial Jeff Baumgardner, da Universidade de Boston, afirmou no site SpaceWeather, ser “muito possível” que um foguete lançado pela SpaceX, de Elon Musk, tenha aberto um buraco na ionosfera, no mês passado.

A ionosfera é a camada da atmosfera que se localiza entre 60 km e 1.000 km de altitude. Ela é importante para conter a radiação solar na Terra.

Segundo observadores do céu do sul da Califórnia ao Arizona, na noite de 19 de julho, havia uma magnífica pluma de escape devido a SpaceX ter lançado um foguetão Falcon 9 a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg.

No Campo Vulcânico de São Francisco, a norte de Flagstaff, o fotógrafo Jeremy Perez registrou o possível buraco na ionosfera.

Segundo Perez, “Depois que o foguete passou por cima, um brilho fluorescente vermelho se expandiu para o sul e cruzou a Via Láctea”. Ainda completou dizendo que o fenômeno ficou visível por quase 20 minutos.

Baumgardner explicou que o fenômeno acontece “quando os foguetões queimam os motores a 200 ou 300 km acima da superfície da Terra”, e com isso, os buracos “temporários” na ionosfera são naturalmente recompostos, quando o sol atinge o lugar e provoca uma restauração.

Esse tipo de evento se tornou cada vez mais comum no meio espacial, principalmente com o número recorde de lançamentos de foguetões, em partes liderados pela SpaceX, e de outras diversas empresas.

Nenhum representante da SpaceX, ou mesmo Musk, se manifestou sobre o caso. Estudos sobre as causas dos buracos temporários a longo prazo e se isso prejudica a ionosfera de alguma forma estão em andamento.