Elon Musk pode criar o seu próprio Twitter?
A novela envolvendo o homem mais rico do mundo, Elon Musk, e o Twitter (TWTR) parece estar longe de acabar, com desdobramentos do processo judicial e declarações enigmáticas de Musk.
Na última quarta-feira, Musk respondeu ao tweet do perfil “Tesla Owners Sillicon Valley”, que questionava se o bilionário já havia pensado em criar a sua própria rede social, se o acordo com o Twitter não der certo. A reposta foi uma URL, “X.com”.
— Elon Musk (@elonmusk) August 10, 2022
O endereço leva a uma página em braco, com apenas um X no canto superior esquerdo. A URL pertence à Musk desde 1990 segundo o site Gizmodo, e já foi usada em outro empreendimento do bilionário que não foi adiante.
Com isso, as especulações sobre a criação de uma nova rede social por Musk voltou à tona, com internautas questionando à URL e quais serão os próximos passos.
Compra do Twitter vai acontecer?
A saga da compra do Twitter começou em abril, quando Elon Musk adquiriu 9% de participação do Twitter.
De lá para cá, a novela teve diversos destaques, entre sobe e desce de ações, oferta aceita pelo Twitter, desistência de Musk e processo sobre a compra da rede social.
A desistência da compra do Twitter ocorreu por meio uma carta do advogado de Musk enviada à Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês, espécie de CVM dos Estados Unidos) em 8 de julho.
Na carta, Mike Ringler, o advogado de Musk afirmou que “o Twitter não cumpriu suas obrigações contratuais” e disse que a rede social não forneceu a Musk as informações comerciais relevantes que ele solicitou.
Isso porque Musk havia pedido para o Twitter comprovar a alegação de que cerca de 5% de seus usuários ativos diários monetizáveis são contas de spam.
O Twitter o processou dias depois, chamando a questão das contas falsas de uma distração e dizendo que Musk é obrigado pelos termos do acordo a fechar o negócio a 54,20 dólares por ação.
Os dois lados concordaram com um julgamento em 17 de outubro, mas estavam em desacordo sobre o acesso a documentos internos e outras provas.
No último sábado (6), Elon Musk disse que, se o Twitter puder fornecer seu método de amostragem de 100 contas e como confirmou que as contas são reais, o acordo para comprar a empresa por 44 bilhões de dólares deve prosseguir nos termos originais.
“No entanto, se os registros da SEC (órgão que regula o mercado de capitais nos EUA) forem materialmente falsos, então não deve”, escreveu Musk no Twitter
Good summary of the problem.
If Twitter simply provides their method of sampling 100 accounts and how they’re confirmed to be real, the deal should proceed on original terms.
However, if it turns out that their SEC filings are materially false, then it should not.
— Elon Musk (@elonmusk) August 6, 2022
Elon Musk vende quase metade das ações da Tesla
Segundo informou a SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Elon Musk vendeu quase US$ 7 bilhões em ações de sua companhia, a Tesla (TSLA)
O empresário justificou a venda de ações da Tesla como uma maneira de arrecadar fundos para financiar um eventual acordo judicial com o Twitter.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!