Redes Sociais

Elon Musk errou com inúmeras mudanças no X? Número de downloads continua caindo; entenda

15 set 2023, 13:44 - atualizado em 15 set 2023, 13:44
X, Ttwitter, Elon Musk, Redes Sociais
Após a repaginação da marca, indo de Twitter para X, Elon Musk segue atualizando as regras da rede social e implantando novidades (Imagem: Adrian Vidal/Canva Pro)

Após mirar em uma repaginação da rede social X (antigo Twitter), o empresário Elon Musk não esperava que o número de downloads da plataforma caísse tão fortemente em meio às novidades.

De acordo com o TechCrunch, no período entre 23 de julho a 5 de agosto, a receita do X caiu 3%, com o impulso vindo principalmente da redução de 8% no iOS.

Atualmente, o aplicativo se encontra muito abaixo na colocação das páginas de downloads como App Store (iOS) e Play Store (Android).

Em julho, Musk anunciou não somente a mudança de nome, como também a repaginada no layout da rede social, e afirmou que ainda haviam mudanças a serem feitas.

O CEO geralmente publica em seu perfil do X quais serão as próximas atualizações e novidades que planeja para a rede social. Nos planos de Musk estão o suporte a chamadas de vídeo e áudio e uma abertura para publicações de vagas de emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

X: Mudanças

Com as mudanças, alguns recursos que eram de uso geral e gratuito acabaram se tornando parte do pacote premium da rede social, ou até mesmo sumindo da plataforma. Dentre eles, estão as funções:

  • Visualização de retweets com comentários

Para conferir os retweets com comentários de outros usuários, era só clicar em cima do post e depois na opção “comentários”.

(Imagem: X/Reprodução/Money Times)

Agora no entanto, é necessário clicar no menu de três bolinhas do canto superior direito do post > “Exibir engajamentos com post” e, assim, conseguir visualizar os retweets com comentários, republicações e curtidas.

É importante ressaltar que a alteração ainda não chegou no aplicativo para dispositivos móveis, apenas na versão desktop.

(Imagem: X/Reprodução/Money Times)
  • Diminuição da visualização de tweets diários

Uma das mais caóticas mudanças foi a diminuição diária da visualização de tweets no feed principal da rede social. A regra basicamente dá um número limitado de tweets que podem ser vistos no dia, classificando as contas que são verificadas ou usam o plano blue, normais e recém-criadas.

— Contas verificadas (incluindo assinantes do Twitter Blue): 6 mil tweets por dia;

— Usuários normais: 600 tweets por dia;

— Contas recém-criadas: 300 tweets por dia.

O empresário afirmou na época que seria uma mudança temporária, mas não divulgou um prazo, informando apenas que os limites diários poderiam aumentar para 8 mil, 800 e 400 tweets por dia, respectivamente.

Além disso, uma mensagem de “taxa limite excedida” também começou a aparecer aos usuários no inicio deste mês. Quando questionado, Musk informou que se tratava de uma medida para aliviar os servidores quando estão sobrecarregados.

  • Solicitação de dados biométricos

Ao atualizar sua política de privacidade, a rede social pedirá o acesso a dados biométricos e informações da carreira profissional de cada usuário. Os novos termos entram em vigor na plataforma a partir do dia 29 de setembro de 2023.

(Imagem: X/Reprodução/Money Times)

Os dados estão disponíveis para visualização na página oficial de Política de Privacidade.

  • Automatização de postagens

Um recurso utilizado para automatizar publicações de terceiros, também foi retirado da plataforma em recentes atualizações.

  • Ocultar a aba de curtidas do perfil

A mais recente das mudanças na rede social foi a implantação da opção de ocultar a aba de “curtidas” do perfil dos usuários. O recurso está disponível apenas aos usuários do Twitter Blue atualmente.

  • Treinamento de Inteligência Artificial

Também na aba de Política de Privacidade, o texto determina que a companhia pode “usar as informações coletadas e informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar o aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial para os fins descritos nesta política”.