Life Coaching: Elon Musk e o segredo para o sucesso
Por Mario Henrique Meireles, CEO do Instituto Life Coaching
Ao ver o sucesso de Elon Musk, se engana quem acredita que o empreendedor teve uma vida fácil. Sua fortuna foi conquistada com muito esforço e perseverança, além de uma boa dose de motivação e vontade de crescer. Nascido em 28 de junho de 1971, o visionário sul-africano é filho de Maye Musk e Errol Musk, uma modelo e um engenheiro, respectivamente.
Um pouco sobre a infância de Elon Musk
Em 1980 os pais de Musk se divorciaram e seus dois irmãos mais novos, Kimbal e Tosca, decidiram viver com a mãe. Já Elon decidiu morar com o pai em um subúrbio, porém já afirmou que não foi uma boa escolha e quando adulto cortou a relação com seu pai. Desde muito pequeno Elon Musk nutria uma paixão pela leitura e aos dez anos de idade começou a se interessar por programação de computadores, aos doze anos vendeu um código de um jogo de vídeo. Em sua infância Elon Musk era constantemente provocado por outros meninos e chegou a perder a consciência depois de ser espancado por eles, então pouco antes de completar 18 anos conseguiu a cidadania canadense e se mudou para o país.
O início da carreira de sucesso
Ainda aos 17 anos, Musk teve sua inscrição aceita na Queen’s University e iniciou sua graduação, porém após dois anos de estudos mudou para a Universidade da Pensilvânia, instituição em que se formou em física. Aos 24 anos, Musk deu início a um doutorado de física aplicada e ciência dos materiais na conhecida Universidade de Stanford, porém abandonou o programa apenas dois dias depois para empreender. Alguns anos depois, em 1999, Musk foi cofundador de uma empresa de pagamentos de serviços financeiros on-line e por e-mail, utilizando o dinheiro que conseguiu com a venda de sua primeira empresa, a Zip2. Em 2002 foi fundada a SpaceX, que desenvolve e fabrica veículos de lançamento espacial. Como CEO da Tesla Motors, Elon Musk foi noticiado por sua proximidade com os funcionários e empatia com os que haviam sofrido acidentes ao fazer os testes dos produtos da empresa.
O segredo para o sucesso
Assim como todos que já conquistaram suas metas na vida, Elon Musk tem uma rotina regrada e não deixa de trabalhar em nenhum dia da semana. O empresário começa a trabalhar às 7 horas da manhã e dedica meia hora por dia para responder os e-mails que recebeu, para não prejudicar os afazeres das pessoas que necessitam de suas respostas. Sua agenda é extremamente organizada para otimizar seu tempo, tarefas mais fáceis como responder e-mails dividem seu tempo com seus afazeres diários como, por exemplo, cuidar dos filhos ou até mesmo almoçar. Apesar de ter uma vida estável e empresas de sucesso, Musk não se acomodou e busca sempre o crescimento profissional, trabalha entre 85 e 100 horas semanais alternando os dias entre as empresas em que é CEO e outras atividades, sempre buscando organizar a rotina e manter todos os afazeres em sintonia. Manter-se em movimento, estudar e adquirir conhecimento são pontos a serem aprendidos com Elon Musk, além de sua empatia e mentalidade de crescimento.