Tecnologia

Elon Musk afirma que Neuralink procura por 2° participante para implantar o chip cerebral

19 maio 2024, 9:30 - atualizado em 19 maio 2024, 9:47
elon musk neuralink
Neuralink, do Elon Musk, procura por 2° participante para implantar o chip cerebral (Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

A empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, Neuralink, está procurando um segundo candidato para receber o chip cerebral “telepatia”. No início deste ano, a empresa fez a aplicação em seu primeiro participante, que resultou em sucesso.

“A Neuralink está aceitando inscrições para o segundo participante. Este é o nosso implante cerebral cibernético Telepatia que permite que você controle seu telefone e computador apenas pensando”, postou Musk no X.

A Neuralink, que recebeu permissão no ano passado para iniciar testes em humanos, revelou o primeiro receptor de seu implante cerebral em março. O primeiro participante foi Noland Arbaugh, um homem de 30 anos, sofreu um acidente de mergulho e ficou paralisado do pescoço para baixo.

Dessa forma, Arbaugh descreveu a iniciativa da empresa como uma “mudança de vida”, o permitindo navegar na web, postar nas redes sociais e jogar videogame usando apenas o pensamento.

Contudo, o primeiro teste em humanos não foi perfeito. De acordo com a Neuralink, alguns fios que dispositivo usa para interagir com o cérebro mudaram de posição algumas semanas após a cirurgia. Com isso, o mau funcionamento do implante o tornou menos eficaz.

Arbaugh disse à Bloomberg que “chorou um pouco” quando começou a notar um atraso entre seus pensamentos e o cursor do computador. A empresa de Elon Musk afirmou em um blog que fez ajustes no implante de Arbaugh, permitindo que ele funcionasse de forma eficaz novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem será o próximo candidato da Neuralink?

Apesar de um implante cerebral ser uma ideia arriscada, a startup pode não ter dificuldades para atrair candidatos para seu último teste em humanos.

De acordo com a Bloomberg, milhares de pessoas expressaram interesse em remover parte de seu crânio e inserir um chip cerebral quando a Neuralink começou o recrutamento em setembro passado.

Dessa forma, empresa está planejando operar com 11 pessoas este ano e tem como alvo mais de 22.000 usuários até 2030.

*Com informações do Business Insider