Internacional

Elite econômica se reune em Davos com guerras liderando riscos globais e sob a sombra de um mundo fragmentado

18 jan 2025, 16:06 - atualizado em 18 jan 2025, 16:06
Davos World Economic Forum
(Imagem: Divulgação)

Conflitos armados são o principal risco em 2025, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial divulgada na quarta-feira, um lembrete da fragmentação global cada vez maior antes da reunião líderes empresariais e políticos em Davos na próxima semana.

Quase um em cada quatro dos mais de 900 especialistas consultados, entre acadêmicos, formuladores de política e empresários, colocaram os conflitos, incluindo guerras e terrorismo, como o risco mais severo ao crescimento econômico para o ano.

O clima extremo, principal preocupação em 2024, ficou em segundo lugar.

“O aumento das tensões políticas e a quebra de confiança estão impulsionando o cenário de risco global”, disse o diretor-geral do Fórum, Mirek Dusek, em comentários que acompanham o relatório.

“Neste contexto complexo e dinâmico, os líderes têm uma escolha: encontrar maneiras de fomentar colaboração e resiliência ou sofrer vulnerabilidades crescentes”.

O Fórum será realizado a partir de 20 de janeiro, e Donald Trump, que será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos, falará na reunião virtualmente em 23 de janeiro. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, participará da reunião e dará um discurso em 21 de janeiro, segundo os organizadores do fórum.

Conselheiros de Trump admitem que a guerra da Ucrânia demorará meses, ou até mais, para ser resolvida, segundo reportagem da Reuters na quarta-feira, um choque de realidade à sua promessa de fechar um acordo de paz no seu primeiro dia na Casa Branca.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar