Comprar ou vender?

Elevação de rating do Brasil é positivo ‘na margem’, diz Finacap; confira ações vistas com otimismo pela gestora

02 out 2024, 21:55 - atualizado em 02 out 2024, 21:59
ações bolsa brasileira
(Imagem: Shutterstock)

A elevação do rating do Brasil promovida pela Moody’s é bom “na margem” para o mercado brasileiro, disse ao Money Times o gestor e sócio da Finacap Investimentos, Felipe Moura.

Ele diz não ver um impacto imediato porque, em parte, a melhora na avaliação está atrasada em relação ao que os economistas vêm notando sobre desempenho da economia brasileira.

“Para o investidor estrangeiro pega mais, porque há instituições que olham para emergentes a partir de certo nível de avaliação das agências”, disse. “Pode haver um fluxo positivo na margem”.

A Finacap vê a Selic sendo ajustada em uma dinâmica de fim de ciclo e afirma que a alta do dólar foi “bem decisiva” para as perspectivas para os juros por conta do efeito inflacionário.

A gestora trabalha com a perspectiva de um “pouso suave” da economia dos Estados Unidos. “Mas o problema de uma crise é que geralmente ela vem de um lugar que não se vê”, pondera Moura.

Ele conta que nos últimos dois anos o fundo de ações da casa chegou a ter quase 50% em commodities, mas foi diminuindo a posição e hoje a carteira está dividida em commodities, consumo e utilities – cada uma com peso de 1/3.

Ainda em commodities, Moura citou Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4), que seriam empresas que geram muito caixa e pagam fortes dividendos.

Em consumo ele falou de Renner (LREN3) como uma empresa que começa a recuperar margens e sai fortalecida do ciclo que penalizou muitas companhias do varejo. “Em toda crise a Renner ganha market share“, disse.

Moura citou também MRV (MRVE3) e Eletrobras (ELET3) – ele vê o trabalho na elétrica pós-privatização sendo feito “aos poucos”, apesar da ausência de gatilhos no setor.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.