Eletronuclear sofre ataque hacker em área administrativa
A Eletronuclear, controlada pela Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6), informa que sua área administrativa foi alvo de um ataque hacker, alcançando parte de seus servidores, conforme fato relevante divulgado nesta quarta-feira (3), após o fechamento do mercado.
A companhia ressalta que a rede administrativa não se conecta com os sistemas operativos das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 que são, por razões de segurança, isolados da rede administrativa.
A Eletronuclear suspendeu temporariamente o funcionamento de alguns dos seus sistemas administrativos para proteger a integridade dos seus dados.
“A própria equipe da Eletronuclear, em conjunto com a equipe do Serviço Gerenciado de Segurança contiveram e erradicaram os efeitos do ataque e, assim, o vírus foi isolado e uma minuciosa verificação dos ativos segue em andamento”, assegura a companhia.
A Eletronuclear já informou o evento ao Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, com cópia para representante do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Neste semana, a Usina Angra 2 completou 20 anos de funcionamento. Com potência de 1.350 megawatts (MW), a usina pode atender o consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.