Eletronorte vai exercer direito de venda de ações da transmissora NBTE
A Eletrobras (ELET3) informou nesta segunda-feira que seu conselho de administração aprovou o exercício do direito de venda conjunta (tag along) das ações detidas pela controlada Eletronorte na transmissora de energia NBTE.
Segundo a Eletrobras, a decisão ocorreu após a empresa ter sido notificada de que a Leovac Participações, afiliada da gestora canadense de fundos de pensão Ontario Teachers Pension Plan Board (OTPP), havia fechado acordo para compra da Evoltz, que detém 51% das ações da Norte Brasil Transmissora de Energia.
O valor da proposta recebida, disse a estatal em fato relevante, é de 700 milhões de reais.
A companhia acrescentou que o registro contábil da participação na NBTE ao final do primeiro trimestre deste ano era de 806 milhões de reais. Os efeitos decorrentes da decisão pela venda serão refletidos no balanço do segundo trimestre.
A transação ainda requer aprovação de Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e credores.
“Esta operação está inserida no contexto de racionalização das participações societárias, prevista no Plano Diretor de Negócios e Gestão 2021-2025 da Eletrobras”, disse a estatal.
A operação da OTPP para compra da Evoltz havia sido divulgada em maio deste ano.