BusinessTimes

Eletrobras privatizada irá gastar R$ 2,5 bi ao ano para subsidiar tarifas, diz governo

08 mar 2021, 13:04 - atualizado em 08 mar 2021, 13:04
Conta de Luz
A ideia do governo é levantar recursos para abater encargos que oneram as contas de luz dos consumidores (Imagem: Arquivo Agência Brasil)

O projeto do governo para privatização da Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6) não vai aumentar tarifas de energia para os consumidores, uma vez que a proposta prevê que a companhia direcione até 2,5 bilhões de reais ao ano para aliviar a alta nas contas de luz, disse um representante do Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira.

O governo do presidente Jair Bolsonaro publicou no final de fevereiro uma medida provisória sobre a desestatização, que terá 120 dias para análise pelo Congresso.

Eletrobras Furnas
O governo do presidente Jair Bolsonaro publicou no final de fevereiro uma medida provisória sobre a desestatização (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

“A gente acredita que a MP não vai gerar aumento tarifário”, disse o chefe da assessoria econômica da pasta de Minas e Energia, Hailton Madureira, em debate sobre a privatização transmitido online pela TV Câmara.

Ele explicou que o modelo previsto para a desestatização envolve obrigação de a Eletrobras direcionar posteriormente “entre 2 bilhões e 2,5 bilhões de reais” por ano em recursos para abater encargos que oneram as contas de luz dos consumidores.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar