Eletrobras prevê investimentos de R$ 19,7 bi em plano de negócios 2018-2022
O conselho de administração da Eletrobras aprovou o plano diretor de negócios e gestão (PNDG) para o período de 2018 a 2022 prevendo investimentos que totalizam R$ 19,75 bilhões.
Tal cifra contempla os segmentos de geração, transmissão, distribuição e infraestrutura, conforme o comunicado ao mercado publicado no domingo (17).
A estatal de energia informou que, “para o enfrentamento dos desafios que ainda persistem”, o plano possui cinco pilares estratégicos. Três são prioritários, a exemplo do PNDG 2017-2021: governança e conformidade, disciplina financeira e excelência operacional. No quesito financeiro, a empresa vê a dívida líquida caindo de 4,1 vezes o Ebitda no terceiro trimestre deste ano para menos de 3 vezes o Ebitda em 2018.
O quarto pilar é valorização das pessoas. “Em face do Programa de Aposentadoria Extraordinária – PAE, com o consequente desligamento de empregados em 2017 e do início da implantação do Centro de Serviços Compartilhado e do Sistema de Gestão Integrado (ERP) único, a companhia entende como relevante a priorização de projetos relacionados à gestão de pessoas.”
Por fim, a Eletrobrás criou o quinto pilar: atuação sustentável, que deverá abrigar os projetos relacionados ao tema sustentabilidade diante do “alinhamento pretendido com a Agenda 2030 lançada pela ONU – Organização das Nações Unidas, adotada pelo Governo Brasileiro”.