Eletrobras paga R$ 1,275 bi de dívidas com Petrobras; débito ainda soma R$ 9,56 bi

A Eletrobras (ELET6) amortizou 1,275 bilhão de reais em dívidas junto à Petrobras (PETR4) em decorrência da privatização no ano passado de suas concessionárias de distribuição de energia, informou a estatal de eletricidade nesta sexta-feira.
Com o pré-pagamento, o saldo devedor junto à Petrobras pelos débitos referentes às distribuidoras agora é de 9,56 bilhões de reais, acrescentou a Eletrobras.
O pagamento foi realizado com recursos captados por uma emissão de debêntures da elétrica e com valores da primeira parcela de um acordo judicial firmado com a Eletropaulo por uma antiga dívida entre as empresas, explicou a Eletrobras.
Segundo a elétrica, o pré-pagamento “tem por objetivo reduzir o custo da dívida da companhia e alongar o seu prazo médio, em linha com o Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG 2019/2023)”.
A Eletrobras aceitou no ano passado assumir bilhões de reais em dívidas de suas distribuidoras para viabilizar a privatização das empresas, que geravam prejuízos recorrentes e impactavam negativamente seus resultados.