Eletrobras opera em forte alta com decreto do Programa Nacional de Desestatização
Investing.com – As ações da Eletrobras (ELET3) iniciam a jornada desta quinta-feira com importante valorização, com o mercado reagindo positivamente aos esforços do governo para privatizar a estatal. Diante disso, as PNB têm ganhos de 3,46% a R$ 23,95, enquanto as ON somam 4,33% a R$ 19,50. Na semana, os ativos acumulam perdas, respectivas, de 8,17% e 13,78%
O governo federal publicará na quinta-feira decreto do presidente Michel Temer que inclui a Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização (PND), disse nesta quarta-feira o novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
A publicação é uma etapa do processo necessária para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) levar adiante os estudos referentes à privatização da empresa.
No mês passado, o conselho do Programa de Parceria de Investimentos do governo federal (PPI) definiu os papéis da Eletrobras, do Ministério de Minas e Energia e do BNDES no processo de privatização. Ao BNDES caberá contratar consultorias especializadas para realizar os estudos econômicos e financeiros para a desestatização.
Ao BNDES caberá contratar consultorias especializadas para realizar os estudos econômicos e financeiros para a desestatização.
Em seu discurso na transferência de cargo, Moreira Franco reforçou que o trabalho no ministério será de continuidade da agenda que já estava em andamento com Fernando Coelho Filho, com destaque para a privatização da Eletrobras.
A fala sobre a continuidade ocorre em momento em que parte do mercado demonstrou receio sobre o avanço dos planos de privatização.
Com Moreira Franco no ministério, o processo de privatização no Congresso ficaria mais difícil, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele afirmou à Reuters que a articulação do novo ministro na Câmara “não é boa”.
O novo ministro não comentou a declaração de Maia durante sua fala na cerimônia. Ele não concedeu entrevista.