Eletrobras lidera Ibovespa com manutenção de leilão da Amazonas Energia
Por Investing.com – No começo da tarde sexta-feira, as ações da Eletrobras (ELET3) operam com forte valorização de 4,25% a R$ 25,78 para as ON e de 3,80% a R$ 2978 para as PNB. Na manhã de hoje, a estatal confirmou o leilão da Amazonas Energia para o dia 10 de dezembro.
De acordo com a companhia, a Comissão de Licitação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) analisou os documentos apresentados, até ontem, e considerou atendidos os requisitos para leilão da distribuidora.
Ontem, era esperada a entrega de documentos de interessados na compra da distribuidora da Eletrobras, a penúltima das sete empresas que a estatal controlava.
Cautela
Mais duas subsidiárias da Eletrobras poderão ter a participação vetada em leilões para novos projetos de energia se a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) punir a estatal devido a atrasos na entrega de obras nos últimos anos.
Segundo informações no site do órgão regulador, foram abertos processos para avaliar a aplicação da penalidade à Eletrosul e à Chesf, empresas do grupo Eletrobras com atuação focada nas regiões Sul e Nordeste, respectivamente.
Antes, em julho, a agência já havia decidido suspender por dois anos a participação em licitações de Furnas, a maior subsidiária da Eletrobras, que atua principalmente no Sudeste e deixou de entregar projetos eólicos contratados em uma licitação realizada em 2013.
Procurada, a Aneel disse por meio da assessoria de imprensa que não vai comentar porque as análises estão em andamento. A agência não deu prazo para a conclusão dos processos.