Eletrobras (ELET3): O potencial para a ação em 2023, segundo a XP em início de cobertura
A XP Investimentos iniciou a cobertura de Eletrobras (ELET3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 71, o que implica uma potencial alta de 55%. O cenário já considera o próximo ano.
A corretora, em relatório assinado por Maíra Maldonado e equipe, disse ver “enorme potencial de crescimento” derivado de iniciativas de redução de custos e existência de ineficiências fiscais “fáceis de resolver”.
A equipe de analistas citou ainda a perspectiva de forte geração de caixa, “inúmeras alternativas de investimento com retornos atrativos” e disse que o processo de privatização recente provoca mudanças substanciais que deverão impulsionar os retornos.
“Devido à natureza regulada do setor, é difícil encontrar uma empresa privada operando repetidamente abaixo dos níveis de eficiência por tantos anos e pronta para implementar todas as iniciativas necessárias para redução de custos”, afirmou.
Eletrobras é a melhor do setor, diz XP
Para a XP, a Eletrobras é preferida do setor, com uma taxa interna de retorno (TIR) real de 11,9%.
A corretora avaliou que a recente eleição de Wilson Ferreira para o cargo de CEO foi um “forte sinal de que as coisas vão acontecer rapidamente”. “Sua longa trajetória no setor e experiência recente na companhia apontam para isso”, disse.
Segundo a XP, o risco mais proeminente é de que a Eletrobras não consiga alocar a energia descontratada derivada da migração do regime de cotas para o regime de produto independente a preços favoráveis.
“Para lidar com esse risco, esperamos que a companhia desenvolva ou adquira uma comercializadora no curto prazo”, comentou.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!