Eletrobras (ELET3) lançará follow-on para venda de fatia na Transmissão Paulista (TRPL4) nos próximos dias, diz jornal
A Eletrobras (ELET3) deve anunciar uma oferta subsequente de ações (follow-on) para vender sua participação na Transmissão Paulista (TRPL4), de acordo com informações exclusivas do Valor Econômico.
Segundo apuração do jornal, a elétrica recém-privatizada, que possui participação de 35,74% na transmissora, planeja soltar o anúncio na próxima semana.
A ideia, segundo fontes, é lançar a operação após a divulgação dos resultados da Transmissão Paulista, marcada para esta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado.
As fontes ouvidas pelo Valor afirmaram que foram contratados para estruturar a oferta os bancos Citi, Itaú BBA, Santander e Safra.
- Risco fiscal: Por que fala de Lula começou um incêndio na Faria Lima (e como Haddad vai contornar isso); Assista ao Giro do Mercado clicando aqui e veja o que esperar:
A potencial venda de participação na Transmissão Paulista permitirá que a Eletrobras foque em novos projetos mais alinhados às suas operações.
A Eletrobras vive atualmente um processo que visa simplificar sua estrutura. Com a finalidade de otimizar cada vez mais a alocação de capital visando maximização de retorno e crescimento sustentável, a companhia está em processo de desinvestimento dos ativos que estão “desalinhados” à sua estratégia, como as usinas térmicas.
Além disso, a Eletrobras está enxugando a sua carteira de sociedades de propósito específico (SPEs).
Em comunicado de esclarecimento recente, a Eletrobras reforçou que vem buscando a redução de suas participações minoritárias, como é o caso da fatia que detém na Transmissão Paulista, “a qual não possui materialidade para a Eletrobras, pois uma eventual transação representaria cerca de 2% da base de ativos da companhia”.