Eletrobras (ELET5): Conselho propõe incorporação de ações de subsidiárias e resgate de papeis PNA
O conselho de administração da Eletrobras (ELET3) decidiu propor aos acionistas incorporação de ações das subsidiárias Chesf, CGT Eletrosul, Furnas e Eletronorte, segundo fato relevante ao mercado publicado nesta segunda-feira.
“Sob a ótica dos acionistas da Eletrobras, tal operação…destrava alavancas de valor extremamente relevantes associadas à gestão e organização dessas subsidiárias, o que se refletirá, em última instância, na expectativa de valorização e rentabilidade futura da própria Eletrobras”, afirmou a companhia.
O conselho da Eletrobras afirmou que a proposta de incorporação envolve troca de 7,9948 ações ordinárias da Eletrobras para cada ação preferencial da Chesf.
No caso de Furnas, a relação é de 0,0082 papel ON da Eletrobras por ação ON ou PN da subsidiária.
Para a CGT Eletrosul, 0,00037 ação ON da Eletrobras para cada papel da unidade e com Eletronorte a troca proposta é de 2,8155 ações ON Eletrobras por cada papel da companhia.
Resgate PNA
O conselho da Eletrobras também vai propor na assembleia extraordinária marcada para 5 de janeiro o resgate da totalidade das ações preferenciais classe A da companhia, sem redução do capital social.
Os papéis PNA da Eletrobras representam 0,006384% do capital social da Eletrobras, afirmou a empresa.
A proposta envolve resgate por 48,4502 reais por papel e o consequente cancelamento das ações.
“A administração da companhia esclarece que a decisão pelo resgate das ações PNA teve como fundamento a autorização prevista no estatuto e visa à racionalização e a simplificação da sua base acionária, bem como a redução de custos de observância”, disse a empresa.