Empresas

Eletrobras (ELET3) consegue fim da obrigação de investimento na usina Angra 3

28 mar 2025, 9:12 - atualizado em 28 mar 2025, 9:12
eletrobras
Eletrobras assina rescisão de obrigação de investimentos em Angra 3 (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A Eletrobras (ELET3) assinou a rescisão de obrigação de investimento na usina nuclear Angra 3, como parte do acordo que firmou com o governo para encerrar um entrave que corria desde a privatização da gigante do setor elétrico, mostra fato relevante enviado ao mercado nesta sexta-feira (28).

As partes chegaram a um acordo para encerrar a disputa no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o limite de poder de voto na companhia. O governo passou a ter representatividade em conselhos da Eletrobras, podendo indicar até três nomes.

Atualmente em construção, a Angra 3 é a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A Eletrobras — na condição de acionista da operadora das usinas, a Eletronuclear, com 35,9% das ações — tinha previsto em acordo de investimento aportes para a obra.

No entanto, como já era amplamente esperado pelo mercado, a companhia conseguiu rescindir o acordo.

A Eletrobras informou ainda que irá convocar para 29 de abril a assembleia geral extraordinária de acionistas que deliberará o acordo com a União, que deverá ser submetido posteriormente à homologação do STF.

Guido Mantega no conselho da Eletrobras?

O governo Federal já está realizando suas movimentações após o acordo. Segundo apuração da Reuters, houve indicação do ex-ministro da Fazenda de Dilma RousseffGuido Mantega, para o conselho fiscal da Eletrobras.

Mantega é especulado em conselhos e empresas desde o início do governo. Houve rumores de que ele poderia ocupar cargos na Vale (VALE3) e na Braskem (BKRM5).

Além dele, também foram indicados Silas Rondeau, Maurício Tolmasquim e Nelson Hubner para o conselho de administração da Eletrobras.

Os nomes precisam ser submetidos, junto aos indicados por outros acionistas da companhia, à aprovação na próxima assembleia ordinária da Eletrobras.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar