Eletrobras (ELET3): Causa do apagão elétrico tem natureza sistêmica
A Eletrobras (ELET3) informou nesta quarta-feira (17) que a causa parcial do apagão de energia elétrica nesta semana foi uma falha de natureza sistêmica em uma linha de transmissão.
O colapso da energia em 25 estados do Brasil aconteceu na manhã da terça-feira (16) e lesou, principalmente, quem estava nos trens e metrôs do país. Escolas e empresas também foram prejudicadas por conta do ocorrido.
“A Eletrobras informa que identificou o desligamento da linha de transmissão 500kV Quixadá II/Fortaleza II, por atuação indevida do sistema de proteção, milissegundos antes da ocorrência de 15/08/2023, às 8h31, envolvendo o Sistema Interligado Nacional – SIN”, diz a empresa.
- Nubank reverte prejuízo e sai na frente dos grandes bancos brasileiros. Vale a pena investir no roxinho agora? Veja a recomendação para as ações no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado nas próximas lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Contudo, somente este evento não seria suficiente para gerar um apagão e a Eletrobras ainda investiga o que mais causou este transtorno.
“Ressalta-se que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do ocorrido. As redes de transmissão do SIN são planejadas pelo critério de confiabilidade “n-1”, de modo que, em caso de desligamento de qualquer componente, o sistema deve ser capaz de permanecer operando sem interrupção do fornecimento de energia”, explica a nota.
A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) junto a companhia elétrica ainda buscam identificar a causa da perturbação e os motivos que levaram aos desligamentos.