Esta elétrica deve anunciar nova política de dividendos em breve; vale a pena comprar?
A Eletrobras (ELET3) foi privatizada em 2022 e passou por turbulências em 2023 e 2024 em meio a questionamentos do governo sobre o seu tamanho de participação no conselho de administração. Apesar disso, a companhia parece estar pavimentando caminho de muitos dividendos.
Em relatório, o BTG diz que a companhia emitiu várias mensagens positivas ao anunciar dividendos de R$ 2,2 bilhões na última quinta-feira (19).
A empresa declarou que estuda a implementação de dividendos trimestrais, o que é uma política boa (praticada por poucas empresas). “Isso é muito importante”, coloca.
“Se uma determinada empresa paga os dividendos de 2025, por exemplo, em abril de 2026, então o valor desse dinheiro é menor do que o de uma empresa que opta por pagar dividendos a cada trimestre”, diz.
Os analistas afirmam ainda que em uma modelo DDM, isso equivale a descontar o fluxo de pagamentos com um custo de capital 6-9 meses menor.
“No cenário atual de um custo de oportunidade muito alto, isso é ainda mais relevante. Em nossa opinião, essa parte do comunicado foi muito importante e deve melhorar a percepção da Eletrobras, que agora está se aproximando do status de “pagadora constante de dividendos”.
Outra novidade é que a elétrica estuda uma estrutura de capital e uma metodologia de alocação.
“Em nossa opinião, isso dará aos investidores o guidance sobre como prever seus dividendos futuros (com base na geração de caixa, oportunidades de capex, estrutura de capital, etc.). Uma vez concluído, todos nós poderemos entender o que guiará o processo de tomada de decisão da diretoria”.
Considerando tudo, a Eletrobras provavelmente terá dividendos extra para 2024 de pelo menos 25% do lucro líquido do quarto trimestre.
Esse pagamento deve primeiro ir para as ações ordinárias (já que no acumulado do ano a diferença entre as preferenciais e as ordinárias ainda é superior a 10%, dadas as regras de pagamento de dividendos do estatuto social.
Reversões, novas provisões, etc. significam que o lucro líquido reportado pela Eletrobras é volátil e um tanto
imprevisível.
“Portanto, é difícil prever quanto será o dividendo por ação do quarto trimestre. De qualquer forma, faz sentido esperar que os dividendos venham agora a cada trimestre. O tamanho (% do lucro líquido) estará naturalmente sujeito à política de dividendos”.