Eletrobras (ELET3): Ação dispara com gatilho do Governo Lula

A Eletrobras (ELET3; ELET6) lidera as altas dessa sexta-feira do Ibovespa após ter chegado a acordo com o Governo Lula. Desde o início do mandato, em 2023, o governo questiona a empresa, que foi privatizada no Governo Bolsonaro, sobre a quantidade de assentos no conselho.
Pelo acordo fechado, o governo passará a ter maior representatividade no conselho da Eletrobras, enquanto a companhia deixará de ter obrigação de aportar recursos para a construção da usina nuclear de Angra 3 caso o projeto siga adiante.
- VEJA MAIS: Os balanços das maiores empresas estão saindo! Veja o que pode mexer com suas finanças e como se posicionar
Os termos da negociação fechada, que ainda precisam ser validados em assembleia de acionistas da Eletrobras e homologadas pelo STF, preveem que a União poderá indicar 3 dos 10 integrantes do conselho de administração e 1 dos 5 representantes do conselho fiscal da Eletrobras.
Na visão do Itaú BBA, o acordo é positivo, pois remove a obrigação de capitalizar a Eletronuclear caso o governo decida seguir em frente com a construção de Angra 3 e mantém o limite de 10% do direito de voto para qualquer acionista.
Já a Ativa também diz que o tão aguardado acordo até pode pressionar um pouco o fluxo de caixa livre da Eletrobras no curto prazo, mas a companhia tem saúde financeira para sustentar a subscrição proposta.
“Não observamos grande impacto na sua alavancagem e a Eletrobras ganha tempo para seguir discutindo com governo os próximos passos envolvendo a Eletronuclear. Em suma, os benefícios de seguir como uma corporation superam em muito o ônus da necessidade de desembolso existente”, completa.
Veja os principais pontos abaixo
- União poderá indicar 3 entre 10 membros do conselho de administração. Para a Ativa, o movimento era esperado e o importante para Eletrobras é que isto não mudará o seu status quo de companhia de capital disperso, com seus acionistas podendo dispor de, no máximo, 10% de poder de voto em assembleias de acionistas.
- União poderá indicar 1 entre os 5 membros do conselho fiscal. Impacto neutro, segundo a Ativa.
- As vagas no conselho serão reduzidas se a porção da União cair abaixo de 30%. Cláusula também esperada e de impacto neutro.
- Eletronuclear – o acordo de investimentos com Enbpar fica suspenso a partir deste termo; o acordo será iniciado se e quando houver decisão sobre a construção de Angra 3; as partes (União e Eletrobras) pedirão nova modelagem sobre a construção da Usina.